Um terço dos inquilinos gasta mais de 40% do rendimento com a casa

27 Jun

Um terço dos inquilinos gasta mais de 40% do rendimento com a casa

Portugal está entre os países europeus onde os inquilinos têm de fazer maior esforço para pagar despesas com habitação.

Quase um terço das famílias que arrendam casa em Portugal estão em situação de sobrecarga financeira, ou seja, são obrigadas a gastar mais de 40% do seu rendimento disponível para suportar os custos com a habitação.

Esta é de “uma proporção que fica muito acima da percentagem de pouco mais de 1% das famílias que habitam em casa própria e que se encontram na mesma situação de sobrecarga financeira”.

“Em 2022, 29,4% dos agregados familiares que arrendavam casa em Portugal, estando sujeitos a rendas de mercado livre, viam-se obrigados a gastar mais de 40% do rendimento disponível para suportar os custos com a habitação. Como termo de comparação, em 2010, 17,8% dos inquilinos estavam nesta situação de sobrecarga financeira, uma percentagem que foi subindo nos anos seguintes, até atingir um pico de 35% em 2015. Depois disso, esta percentagem reduziu-se, mas voltou a aumentar desde 2021”, pode ler-se.

Em conclusão, é referido que Portugal está entre os países da União Europeia onde a habitação mais pesa sobre os rendimentos dos inquilinos – ficando atrás dos Países Baixos, Roménia, Espanha, Bulgária, Grécia, Bélgica e Dinamarca – e, ao mesmo tempo, entre os países onde os custos com habitação face aos rendimentos são menores para os proprietários.

Fonte: https://www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/um-terco-dos-inquilinos-gasta-mais-de-40-do-rendimento-com-a-casa-16597637.html