Quer construir uma casa pré-fabricada? Saiba como obter financiamento

15 Mai

Quer construir uma casa pré-fabricada? Saiba como obter financiamento

Se está a pensar em investir na construção de uma casa modular para instalar na aldeia onde habitualmente passa férias, saiba que atualmente já existem instituições financeiras que disponibilizam linhas de crédito especialmente dirigidas a este segmento.

Nos últimos anos, têm surgido em Portugal novas soluções construtivas. Módulos construídos em fábricas, que, posteriormente, são transportados para o terreno onde se realiza a montagem final. As casas pré-fabricadas são um bom exemplo de como é possível oferecer condições de habitabilidade a preços mais acessíveis e por um período mais curto. Apresentam, no entanto, características específicas e diferentes das construções convencionais, o que influencia a avaliação do risco e a decisão do banco em conceder (ou não) uma linha de crédito para este efeito.

Por outro lado, a oferta de financiamento para a compra deste tipo de habitação ainda não é muito vasta. Como alternativa, poderá negociar com as instituições financeiras a contratação de um empréstimo para este objetivo dentro das linhas tradicionais do crédito à habitação.

Tal como sucede nos restantes pedidos de financiamento, não é garantido que o banco conceda crédito. Entre vários fatores, a aprovação dependerá do projeto de casa pré-fabricada que for apresentado. Por exemplo, se a casa for amovível, dificilmente o banco a aceitará como garantia. As dificuldades poderão também ser sentidas no momento da contratação de um seguro multirrisco, uma vez que a oferta é também reduzida para este segmento.

Um outro aspeto a salientar é que as condições de financiamento para a construção de casas pré-fabricadas são diferentes face às praticadas no crédito à habitação convencional: os prazos máximos de amortização são consideravelmente mais curtos e as taxas de juro mais elevadas.

Para viabilizar o financiamento deste tipo de habitação existem duas soluções alternativas. Uma das possibilidades pode passar pela contratação de um crédito pessoal. Se essa for a sua opção, tome especial atenção às taxas de juro oferecidas (uma vez que estas são mais elevadas comparativamente aos juros praticados no crédito habitação) e verifique o peso que este encargo representará no seu orçamento familiar. Utilize a TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global) para apurar a totalidade dos custos envolvidos e comparar as diversas ofertas.

Antes de avançar com este projeto, não se esqueça de avaliar todas as vantagens e desvantagens associadas à construção de casas modulares.

Fonte: https://www.dinheirovivo.pt/financas-pessoais/quer-construir-uma-casa-pre-fabricada-saiba-como-obter-financiamento-16343687.html