
Tendências para o imobiliário de escritórios em 2023
O mercado de escritórios é atualmente bastante mais complexo do que há, por exemplo, dez anos e com cada vez mais tendências a surgir.
Existem vários fatores ligados ao crescimento do mercado de escritórios, que hoje em dia é um dos segmentos que assume maior expressão no mercado imobiliário, com as maiores mediadoras a comercializarem cada vez mais espaços para este fim. É, sobretudo, a evolução tecnológica que alavanca o aumento registado, com novas necessidades a se sobreporem à necessidade da criação e aquisição destes espaços de trabalho, seguido dos novos métodos de trabalho implementados nos últimos anos, tais como o co-work. Neste sentido, têm surgido necessidades e exigências às quais é necessário dar uma resposta, tendo em consideração a evolução dos métodos de trabalho e da disponibilidade do mercado.
Todos os dias surgem novas tendências no imobiliário, desde o design aos materiais de construção, aplicadas aos mais variados setores de atuação. Hoje, trazemos-lhe as tendências para 2023 segmento do mercado para escritórios que, acompanhando as tendências de crescimento, leva a novas soluções.
Design focado nas pessoas
As maiores diferenças vêm-se, sobretudo, na forma como os espaços são hoje em dia desenhados e construídos, com uma maior atenção ao detalhe e necessidades individuais de quem os utiliza. De entre os principais requisitos há a primazia por ambientes acolhedores, designs estimulantes e biofílicos, onde há a incorporação de plantas. Com esta atenção ao detalhe, pretende-se promover a produtividade associada ao espaço de trabalho, visto que, quanto maior o bem-estar assegurado aos seus utilizadores, maior produtividade, eficiência e atratividade ao local de trabalho vai existir.
Mobiliário inteligente
2023 é um ano de avanços a todos os níveis e, no que ao mercado de escritórios diz respeito, a tendência no mobiliário não fica aquém. O ideal para um escritório bem equipado, é dispor de comodidades indispensáveis ao bem-estar dos utilizadores, tal como como sistemas de domótica que permitam uma gestão do tempo – sem a necessidade de pausas para, por exemplo, alguém se levantar e ligar qualquer dispositivo, aparelho ou interruptor – e mobiliário inteligente que permita essa facilidade, também, na conexão à internet.
A ergonomia é outra das questões fundamentais, ligada a este tipo de mobiliário, existindo a necessidade de conciliar estas aptidões de inteligência com objetos que promovam o conforto, bem-estar, apoio do movimento corporal do utilizador e lhe concedam uma melhor postura, num ambiente em que, por norma, são muitas as horas em que a postura não se altera.
Sustentabilidade
Termo omnipresente em quase todas as áreas, a sustentabilidade é, não só uma preocupação ambiental, mas sobretudo, uma escolha consciente quanto àquilo que é utilizado nos espaços de escritórios, sobretudo na sua construção. É dada primazia a matérias-primas recicladas ou recicláveis, amigas do ambiente e sem elementos tóxicos, que possam, até, de alguma forma, contribuir para uma consequência positiva na saúde dos utilizadores. Além disso, a certificação energética é fundamental, com sistemas de poupança de energia à medida das necessidades dos utilizadores, com menos gastos associados.
Conforto acústico
Outra chave para um dia de trabalho produtivo está relacionada com o conforto térmico, acústico e físico. Uma das grandes tendências para este ano é efetivamente essa atenção dada à acústica dos escritórios, com a utilização de técnicas que reforcem esta questão.
Fonte: https://supercasa.pt/noticias/tendencias-para-o-imobiliario-de-escritorios-em-223/n4450