
Reembolsos do IRS já começaram a ser pagos
Depois de 1,7 milhões de declarações de IRS submetidas, estão agora a ser processados os pagamentos dos reembolsos, cujo prazo termina apenas em agosto.
A entrega das Declarações de IRS arrancou no passado dia 1 de abril, permitindo aos contribuintes submeterem as suas contas, através do Portal das Finanças, até ao final de junho e, de acordo com as declarações oficiais do Ministério das Finanças, os primeiros reembolsos já estão a ser pagos, tendo começado na passada quinta-feira, dia 13 de abril, a ser entregues nas contas dos contribuintes. Assim, se entregou a sua declaração mais cedo, e de acordo com os prazos estabelecidos pelo Governo, é provável que já tenha recebido, ou venha a receber nos próximos dias, a sua devolução do imposto.
O Executivo declarou, acerca deste tema: “a campanha, que se iniciou no dia 1 de abril, está a decorrer em normalidade e sem constrangimentos, podendo os contribuintes entregar a sua declaração de rendimentos auferidos em 2022 até ao dia 30 de junho, independentemente da categoria de rendimentos. Até às 18h00 de dia 12, tinham sido submetidas 1,7 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes. Destas, 46% foram submetidas através do IRS automático”.
Lembramos que, no ano passado, os prazos estabelecidos pelo Governo variavam em média 17 dias, com a previsão de reembolso, para quem optou pelo IRS Automático, de cerca de 12 dias, e por volta dos 19 dias para quem a entregou de forma manual.
Para consultar o estado do reembolso do IRS:
Aceda ao Portal das Finanças e selecione a área do IRS. Deve colocar o seu NIF e entrar com a sua senha de acesso. Depois, deverá, na sua área pessoal do IRS, clicar em “Consultar Declaração” e escolher o ano dos rendimentos, neste caso 2022, e selecionar “Pesquisar”. Finalmente, poderá verificar o estado em que se encontra a sua declaração, que pode variar entre:
- Declaração certa (validada)
- Liquidação Processada (já tem informação acerca do valor do reembolso)
- Reembolso Emitido (a transferência já terá sido processada pelo Fisco)
- Pagamento Confirmado (consulte a sua conta bancária, deverá ter recebido o reembolso!)
O reembolso também pode ser emitido por vale postal ou cheque, caso não disponha de conta bancária ou verifique um IBAN inválido no Portal das Finanças.
Fonte: https://supercasa.pt/noticias/reembolsos-do-irs-ja-comecaram-a-ser-pagos/n4429