
Investimento imobiliário ultrapassa 34 mil milhões em 2022
O valor das transações no mercado imobiliário português, incluindo residencial e comercial, superou os 34 mil milhões de euros em 2022, um crescimento homólogo de 14% e que constitui um novo teto de mercado.
Daquele total de investimento, o maior contributo (31 mil milhões de euros) veio do imobiliário residencial, segundo aos dados da consultora JLL que estima que o número de transações de casas tenha superado as 168 mil.
A confirmar-se, este valor apresenta um aumento de 10% face aos 28.100 milhões transacionados em habitação em 2021, os quais já tinham estabelecido um volume nunca antes visto em vendas residenciais.
Do lado do imobiliário comercial, confirma a concretização de operações no valor de três mil milhões de euros em 2022, o que traduz um crescimento de 66% face aos 1.950 milhões de euros investidos em 2021 e uma aproximação aos valores observados nos dois anos anteriores à pandemia, em que foi ultrapassada a marca dos 3.300 milhões de euros.
A estes valores acrescem cerca de 350 milhões de euros em transações de ativos para promoção imobiliária incluindo terrenos e prédios para construção nova ou reabilitação.
O ano de 2022 arrancou com o setor a antecipar que seria um ano de recuperação, tendo depois sido confrontado com uma mudança de panorama com o início da guerra na Ucrânia, a subida da inflação para níveis máximos dos últimos 30 anos e o agravamento das taxas de juro.
Apesar destas “novas realidades” que têm, obviamente, impactos, incluindo a redução do poder de compra das famílias e das empresas e aumento dos custos de financiamento, o imobiliário português volta a ter um desempenho surpreendente numa conjuntura adversa.
Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/casa/2145562/investimento-imobiliario-ultrapassa-34-mil-milhoes-em-2020-diz-jll