Comprar casa nova ou remodelar?

24 Nov

Comprar casa nova ou remodelar?

Se está a pensar mudar de casa ou comprar o seu primeiro imóvel, mas tem dúvidas relativamente ao tipo de habitação em que deve investir, tenha em conta dois termos importantes: reabilitar e remodelar. Os dois parecem idênticos, e podem criar confusão a quem não conhece nada sobre o mercado imobiliário, mas são mais fáceis de entender do que pensa. Antes de avançar com as pesquisas da procura do seu futuro imóvel, coloque a si mesmo a pergunta de quanto dinheiro quer gastar, porque aliado a cada um destes termos vêm investimentos que podem ser menores ou maiores consoante a finalidade daquilo que deseja no seu imóvel.

Reabilitar significa a recuperação do imóvel, ou seja, torná-lo habitável. Remodelar, por outro lado, já não implica obras estruturais ou uma substituição geral das infraestruturas, mas sim pequenas alterações que podem tornar a habitação mais moderna e cómoda, traduzindo-se em melhorias.

O que importa ter em mente é se, para a pessoa que procura casa, faz sentido adquirir um imóvel que necessite de intervenções maiores, como uma aplicação de pavimento ou uma troca de revestimentos, que implica também um maior investimento, ou se uma pequena remodelação na estrutura já existente é uma opção mais sensata e económica.

É importante ter em atenção a idade do imóvel e o seu estado de conservação, no momento de escolha. Se optar por um imóvel mais velho, em estado de conservação decadente e com uma estrutura desatualizada, provavelmente vão ser necessárias intervenções maiores, o que pode implicar grandes investimentos, além daquele que já vai estar a fazer ao comprar a casa.

No entanto, se for uma situação em que pretenda um imóvel completamente personalizado ao seu gosto, com comodidades que poderia não encontrar numa habitação em que não fossem necessárias intervenções, talvez compense este investimento, podendo até valorizar.

Comprar uma casa nova, por outro lado, pode ser um investimento mais sensato, ainda que ligeiramente mais avultado do que a aquisição de um imóvel menos equipado, mas ao estar a tomar esta decisão provavelmente estaria a poupar caso optasse por um imóvel em segunda mão, que necessitasse de mais intervenções. Nas contas finais, terá tudo que ver com o orçamento de que dispõe e das alterações que precisa ou quer fazer.

Fonte: https://supercasa.pt/noticias/comprar-casa-nova-ou-remodelar/n4076