
OE2023: Medidas para habitação
Soluções para aumentos no âmbito habitacional no próximo ano.
A constante preocupação com a subida das taxas de juro, colocam o âmbito de habitação num patamar de importância no OE2023 – Orçamento de Estado 2023.
As medidas propostas e já conhecidas, trazem um certo alívio para os portugueses, no entanto, as taxas Euribor continuam na sua escalada sem previsão do oposto.
Esta preocupação favorece as medidas previstas para o crédito à habitação, que segundo Fernando Medina, Ministro das Finanças, menciona que “É preciso ter rigor e precaução na construção da legislação porque não queremos que ninguém saia prejudicado ao fazer este processo de negociação com o banco que, por aplicação de regras europeias, pudesse conduzir ao que não é uma melhor solução”.
Apesar de já terem mencionado que as taxas de juro a 2% e 3% serem valores considerados “normais”, o Governo prefere precaver com medidas de apoio para que não se ressinta as taxas de forma intensa.
Em comunicado o Ministro acabou por mencionar que cerca de 90% dos créditos à habitação rondam os 400 € mensais, e por isso, as medidas aplicadas no próximo ano têm de ser bem revistas de forma que a sua aplicação seja eficaz.
Em suma, a eliminação da comissão de amortização é uma das medidas que poderão aliviar no próximo ano, tal como a particularidade de quem possui crédito à habitação e ordenados até 2 700 € poderá descontar menos no IRS.
Fonte: https://supercasa.pt/noticias/oe223-medidas-para-habitacao/n3880