
Obras em casa: Melhor solução de crédito
Conheça quais as opções e processos para este financiamento.
Quando o objetivo é realizar obras em casa própria ou adquirir um imóvel para reabilitação, tem de se ter em consideração os elevados custos envolventes neste processo. A mão de obra e os materiais necessários para tal são dois pontos importantes. Neste artigo poderá aprofundar conhecimento sobre quais os tipos de crédito disponíveis para avançar.
Tipos de crédito
Há três opções de crédito específicos para realizar obras que pode ter em consideração.
Pessoal para obras:
Este tipo de crédito está destinado a obras mais simples no imóvel, sendo um crédito com aprovação mais imediata e requerendo menos burocracias, como a apresentação de um orçamento realizado por um profissional, determinando o valor do crédito ou então um comprovativo de despesas de materiais utilizados na obra.
Contudo, exige um prazo de reembolso menor e taxas de juro mais elevadas.
Reabilitação urbana (imóveis com mais de 30 anos):
Este financiamento de reabilitação urbana tem uma exigência muito específica, o imóvel tem de ter mais de 30 anos. Ademais, a habitação própria, permanente ou secundária tem de estar localizada numa área de reabilitação urbana, centros históricos ou áreas de recuperação e/ou reconversão urbanística.
Habitação e obras:
Um crédito de habitação e obras engloba o montante total da compra de um imóvel acrescentando o valor das obras a realizar, sendo que a contrapartida é de que o imóvel será a hipoteca. Esta modalidade é mais aperfeiçoada contendo taxas de juro mais convenientes e prazos de reembolso mais alargados.
As exigências burocráticas para este crédito é fundamentalmente a avaliação do imóvel realizada terá de vir já com as obras como se estivessem concluídas.
Este tipo de crédito normalmente envolve menos custos de entrada comparativamente ao crédito habitação.
Pessoal:
Em oposto ao primeiro tipo de crédito, nesta modalidade tem a possibilidade de pedir um crédito pessoal, visto que não apresenta finalidade, não será necessário apresentar documentos de orçamento ou comprovativos, nem especificar a finalidade específica a que se destina o crédito.
Tem contrapartidas, neste tipo de crédito, o pagamento de juros é mais elevado.
Após uma pequena abordagem a cada tipo de crédito possível para realizar obras em casa, primeiramente tenha em conta que imóvel quer reabilitar, a sua localização e estado, para depois entender qual será a melhor opção a considerar no futuro.
Fonte: https://supercasa.pt/noticias/obras-em-casa-melhor-solucao-de-credito/n3693