
Seguro da Habitação: como escolher?
O seguro de habitação é um dos pontos mais importantes aquando da aquisição de um lar.
Garantir a segurança do sítio, que nos proporciona conforto, é um passo que não deve ser descurado.
Os tipos de seguro adequam-se pela categorização da habitação, mas não só.
Como escolher o seguro da casa?
Definir bem como quer proteger a sua casa é o primeiro passo. O seguro multirriscos proporciona a mais abrangente segurança no mercado das seguradoras, no entanto, apresentamos outros tipos de seguros, para que possa deliberar sobre as variadas formas de assegurar a sua casa.
Seguro de incêndio:
Este tipo de seguro é obrigatório e deve abranger todos os elementos apresentados nas plantas da fração. Todos os danos causados por calor, fumo, explosão, vapor ou fogo, estão assegurados, tal como todos os serviços intervenientes no combate a estes danos, como, por exemplo, os Bombeiros.
Encontra-se integrado nos seguros multirriscos mas também possui a vertente de contratação deste serviço em modo isolado.
Seguro multirriscos:
Sendo o serviço mais abrangente que pode adquirir, não só vai proteger toda a área da habitação, como também assegura todo o recheio que nela se encontra.
Tendo como obrigatoriedade a aquisição deste seguro, quando a compra da habitação é efetuada através de crédito bancário, qualquer um pode adquirir se assim o desejar.
Todas as seguradoras possuem coberturas extra que podem garantir uma maior segurança para si e para a sua habitação. É uma mais-valia, pois não só vai proteger toda a sua habitação e recheio como também pode assegurar eventuais custos que possam surgir de danos em habitações vizinhas, provenientes da sua habitação, como, por exemplo, no caso de uma inundação. Furtos ou roubos são outra eventualidade que também podem estar neste tipo de seguro como extra, basta informar-se junto da seguradora.
Prémios
Tudo em volta do seguro, vai ser definido através das características da habitação, deixando a seguradora com liberdade de fixar, ou não, o preço do seguro.
Valor de capital seguro
Todas as particularidades da habitação, irão influenciar o valor de capital, tal como o recheio que se encontra dentro da mesma.
Um dos pontos a ter em atenção, é o valor que o seguro irá cobrir, pois deverá ser verificado se a reconstrução do imóvel não será de valor inferior, tendo em consideração se realmente o seguro irá compensar nessa seguradora.
Para esse tipo de cálculos pode sempre multiplicar o valor da habitação por metro quadrado na zona que se encontra, pela área bruta do mesmo, que se encontra na caderneta predial. Também de acesso fácil, o SCRIM (simulador do custo de Reconstrução de Imóveis), uma ferramenta que simula a viabilidade do seguro que pondera adquirir, e se vai de encontro às suas necessidades.
Dicas para a escolha perfeita:
1 – Definir exatamente o que quer proteger;
2- Efetuar os cálculos necessários desse seguro (Rácio capital seguro);
3 – Pesquise várias seguradoras, garantido uma margem para escolha;
4 – Verifique todos os pontos da cobertura e as suas exclusões;
5 – Corresponda a proposta conforme o seu orçamento;
6 – Escolha a proposta com melhor relação preço/cobertura;
7 – Poupe! Pagamento anual fica mais barato e com débito direto, algumas seguradoras também garantem desconto.
Fonte: https://supercasa.pt/noticias/seguro-da-habitacao-como-escolher/n3509