Vender casa com hipoteca: Três possíveis situações

20 Jun

Vender casa com hipoteca: Três possíveis situações

Normalmente, quando se compra uma casa, é necessário recorrer a um empréstimo bancário para pagar a habitação. Contudo, há situações em que o devedor deseja vender a casa ainda com a hipoteca por liquidar.

Geralmente, quando se compra uma casa é necessário recorrer a um empréstimo bancário para poder pagar a habitação. Nesse caso, existe um comprometimento com uma hipoteca por diversos anos para financiar o pagamento total.

Contudo, há situações em que o devedor deseja vender a casa, ainda com a hipoteca por liquidar, seja por um divórcio ou porque a família torna-se maior e precisa de uma casa também maior, por exemplo.

Existem diferentes formas de vender uma casa com uma hipoteca. Fique a par de tudo.

Liquidar a hipoteca com a venda do imóvel

Nesta situação, a pessoa que pretende vender a casa com a hipoteca, tenta encontrar um comprador que lhe pague um montante maior do que o que fique por pagar da hipoteca.

Antes da casa ser colocada à venda, deve-se realizar uma avaliação. Em alguns dos casos, a habitação está avaliada por um montante superior ao qual foi comprada.

No momento de assinatura dos títulos com o potencial comprador no notário uma parte do valor destina-se ao vendedor e outra à entidade financeira para liquidar a hipoteca.

Transferir o encargo da hipoteca e oferecer a venda a um preço acessível ao comprador

Neste caso, a hipoteca não se liquida totalmente com o pagamento do comprador. Ou seja, o comprador paga uma parte ao vendedor e faz-se responsável da hipoteca.

Para fazer uma venda como esta, o preço da habitação deverá ser atrativo e oferecer ao comprador facilidades na aquisição da propriedade.

Hipoteca ponte

No caso de se pretender vender a casa para obter uma propriedade mais barata, com uma nova hipoteca, é possível propor ao banco uma hipoteca ponte.

No entanto, esta opção acarreta alguns riscos, já que se unificariam, por um tempo, as duas hipotecas num só empréstimo. Isto é, ficar-se-ia a pagar em simultâneo, duas hipotecas até que se venda o imóvel do qual se quer desprender o vendedor.

Uma vez vendido, será cancelada a primeira hipoteca, que seria liquidada ou sub-rogada pelo comprador, e continuará a ser paga a hipoteca da nova casa obtida.

Fonte: https://supercasa.pt/noticias/vender-casa-com-hipoteca-tres-possiveis-situacoes/n3018