
Deixar uma casa arrendada e comprar casa: 5 dicas a ter em conta
Comprar ou arrendar casa? Eis a eterna questão. Apresentamos-te algumas dicas que podem ajudar a decidir.
Uma das escolhas que toda a gente enfrenta em algum momento da vida é entre arrendar ou comprar casa – um grande dilema financeiro com uma série de temas associados. Por um lado, a consciência de que com o arrendamento se paga uma renda durante muito tempo sem ficar com o imóvel no final, e ficar com a sensação de se ter deitado dinheiro fora. Por outro lado, comprar casa é uma decisão que condiciona o futuro dos proprietários, pelo compromisso financeiro exigido e pelas escolhas de vida.
Sentir-se pronto para começar uma família
O momento mais oportuno para mergulhar e tornar-se proprietário está condicionado pela situação laboral, financeira e familiar. Comprar uma casa é para muitos o primeiro passo para a estabilização. Um bom momento para pensar comprar a primeira casa coincide, portanto, com aquele em que a pessoa se sente pronta para começar uma família, tanto do ponto de vista económico, quanto pessoal. Para fazer essa escolha com total tranquilidade, deves estudar todas as opções e definir o orçamento, bem como os diversos planos financeiros, poupança e medidas de proteção familiar a serem adotadas.

Ter estabilidade económica
Comprar uma casa dá estabilidade mas, ao mesmo tempo, exige-a. Ter uma certa solidez económica é imprescindível para realizar com segurança uma operação desse tipo. Ter poupança à parte, rendimento regular e não ter dívidas a pagar permite dar esse passo com serenidade. Quando estas condições estão reunidas, não há motivos para hesitar se encontrares um imóvel que tenha as características desejadas.

Encontrar um imóvel na hora certa
O desejo não é tudo, é sempre condicionado por uma oportunidade. Às vezes, há ocasiões a não perder. Por exemplo, pode acontecer de se encontrar a casa perfeita, mesmo que esteja à venda enquanto procuras uma casa para arrendar. Se o custo e a qualidade estiverem alinhados com os teus objetivos para o futuro, vale a pena pensar, e comprar pode ser o movimento certo.

Pensar no futuro
Comprar uma casa exige um olhar para o futuro, pelo que é necessária uma reflexão. Fazer a ti mesmo uma série de perguntas é importante para entender se comprar uma casa num determinado momento é a escolha certa. Por exemplo, deves perguntar por quanto tempo pretendes morar na próxima casa, mas é igualmente necessário perguntar quais mudanças podem ocorrer no futuro, se a família crescerá, por exemplo. Por outro lado, para quem gosta de fazer longas viagens pelo mundo ou fazer um trabalho que exija mobilidade geográfica, a melhor opção pode ser o arrendamento.
Liberdade para modificar a casa
Quem mora numa casa arrendada na maioria das vezes experimenta o desconforto de ter que morar num ambiente que não atende às suas necessidades. A maioria dos contratos de arrendamento proíbe fazer alterações e trabalhos para adaptar o imóvel. Esta é outra razão para avançar para a compra em vez de arrendar.

Uma das vantagens de ter a casa própria é a possibilidade de personalizar os espaços, realizando trabalhos livremente. Para não errar na escolha é necessário distinguir necessidades de desejos. As necessidades devem incluir coisas que não podem ser alteradas, como localização, proximidade de escolas, tipo de bairro, orçamento, número de quartos, metros quadrados, etc. Os desejos, por outro lado, podem incluir coisas que não são essenciais e que podem ser alteradas após a compra, como o estilo da casa, as cores das paredes, a presença de um chuveiro em vez de uma banheira ou o sistema de aquecimento.
Fonte: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2022/02/15/50970-deixar-a-casa-arrendada-e-comprar-casa-5-sinais-a-ter-em-conta