“Medo da bolha imobiliária”. Como o El Economista analisa Portugal

17 Jul

“Medo da bolha imobiliária”. Como o El Economista analisa Portugal

O mercado imobiliário português continua a crescer e até a imprensa do país vizinho já reconhece isso. O jornal espanhol El Economista destacou, na edição de segunda-feira, as medidas do Banco de Portugal (BdP) para travar a concessão de crédito, numa altura em que se multiplicam os alertas para o risco de sobrevalorização do mercado.

Para já, ainda só há recomendações dirigidas aos bancos para que sejam criteriosos na concessão de crédito, salienta o jornal, sendo “em tom de cautela e não de alarme”, mas o objetivo é evitar que os bancos corram “riscos desnecessários e garantir que os clientes possam pagar as suas dívidas”, escreve.

A publicação destaca que as recomendações foram bem recebidas pelas autoridades internacionais e que os técnicos da Comissão Europeia que visitaram Portugal na última missão de avaliação após o resgate elogiaram a iniciativa, “tendo em conta a continuação da expansão do setor imobiliário e o reforço do crédito às famílias”.

O El Economista adianta também que desde que o BdP abriu o mercado de empréstimos para habitação após a crise, a concessão de empréstimos não mostrou sinais de abrandamento.

 

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/economia/1049896/medo-da-bolha-imobiliaria-como-o-el-economista-analisa-portugal